CRIMES OF THE FUTURE - DAVID CRONENBERG

 (Scroll down for the English version)

Tive a oportunidade de ir ver este filme antes de estrear em Portugal, no festival LEFFEST'22. Foi o único filme que vi neste festival, e foi um dos melhores filmes que vi nesse ano [para além de ter tido a oportunidade de ouvir o realizador falar ao vivo sobre o filme!!]

Como Cronenberg disse na pequena apresentação do filme, ele escreveu o guião em meados dos anos 1990, e depois esqueceu-se completamente da sua existência. Um dia, voltou a lê-lo, e achou-o tão bom que parecia que tinha sido outra pessoa que o tinha escrito.

O filme é uma distopia, uma ficção científica de um futuro que continua tão próximo como quando Cronenberg o escreveu. Hoje, o filme ganha significados e referências ainda mais surpreendentes.



Neste futuro, muitos já não sentem dor, a não ser quando sonham. A cirurgia tona-se no novo sexo. Há pessoas que crescem órgãos totalmente novos e com funções desconhecidas. 

A arte passa a ser física, explícita, corporal, de formas que nunca me tinham passado pela cabeça. O corpo passa a ser arte. O conceito de beleza e beleza interna é distorcido. Os conceitos de artista e de quem é considerado uma celebridade também. 

Em Crimes of the Future [Crimes do Futuro], há um grupo de pessoas que fez uma cirurgia ao sistema digestivo porque dizem que foi isso que o seu corpo e a evolução lhes disseram que fizessem. A cirurgia fá-los capazes de comer plástico. De digerir plástico. E têm toda uma rede mundial de um tipo de chocolate feito de plástico que só estas pessoas conseguem comer. 

É um filme que tem tantas coisas em si que faz querer vê-lo mais vezes para as poder encontrar. Parece que tem tudo, que fala de tudo o que poderia ser uma preocupação de um futuro assim em sequência do presente em que vivemos. 

[Tenho de dizer que adorei os nomes únicos das personagens, e que a referência ao Old Sex foi super engraçada]

O filme tem mistério, momentos cómicos, é provocativo, com referências explícitas e implícitas ao mundo em que vivemos. Toda esta distopia não me parece mais do que um futuro que, honestamente, seria completamente possível de ser real. Adorei, mesmo.

-----------------------------------------------------------------------------

ENGLISH

I had the opportunity to watch this movie before it was released in cinemas in Portugal at the LEFFEST'22 festival. It was the only movie I watched there and was one of the best movies I'd seen that year [besides having the opportunity to hear the director talking about it live!!]

As Cronenberg said in the short presentation of the movie, he wrote the script around the 90s, and then completely forgot about its existence. One day, he reread it and thought that it was so good that it seemed like another person had written it. 

The movie is a dystopia, a science fiction about a future that is still as close as it was when Cronenberg wrote it. Today, the movie gains new meanings and yet more surprising references. 


In this future, a lot of people do not feel pain anymore unless they are dreaming. Surgery becomes the new sex. There are people who grow completely new organs with unknown functions. 

Art becomes physical, explicit, and bodily, in ways that had never even crossed my mind. The body becomes the art. The concept of beauty and internal beauty is distorted. The concepts of artist and who is considered a celebrity are too. 

In Crimes of the Future, there is a group of people who had surgery on the digestive system because they say that this is what their body and evolution told them to do. The surgery makes them able to eat plastic. To digest plastic. And they have this whole world net of a kind of chocolate made of plastic that only these people can eat. 

It is a film with so many aspects in it that makes me want to watch it again so that I can find them. It seems that it has everything, that it talks about everything that could be a concern in a future like this that is a consequence of the present we live in. 

[I have to say that I loved the unique names of the characters and that the reference to the Old Sex was super funny]

The film has mystery, and comical moments, it is provocative, with explicit and implicit references to the world we live in. All this dystopia doesn't seem like more than a future that, honestly, could possibly be real. I really loved it. 

Comments