1917 - I Guerra Mundial | World War I

 (scroll down for the English version)

Não há muitos filmes conhecidos sobre a Primeira Guerra Mundial, comparando com os que há sobre a Segunda.

1917 movie

Sam Mendes, o realizador de 1917, durante muito tempo guardou uma ideia sobre um mensageiro de guerra inspirada no seu avô (Alfred Mendes), que combateu na Primeira Guerra Mundial e era um mensageiro entre postos. Eventualmente, decidiu começar a investigar e, com a coescritora Krysty Wilson-Cairns, encontrou um ponto na história da guerra que poderiam utilizar para não só fazer um filme diferente e cativante como também homenagear todos aqueles que lá combateram.

A história passa-se em 1917 quando dois soldados, Scofield (George Mackay) e Blake (Dean-Charles Chapman), têm a missão de em menos de 8 horas levar uma mensagem para outro posto para impedir o ataque planeado aos alemães, que fizeram uma retirada estratégica, e salvar 1600 vidas, incluindo a do irmão de Blake. Para isso, têm de atravessar descampados e trincheiras inimigas e esperar não sofrer nenhuma emboscada. É um enredo fundamentalmente simples, que com o trabalho de todos os outros departamentos funcionou perfeitamente bem.


1917 foi filmado com a ideia de ser “one shot”, ou seja, só uma cena, sem interrupções nem cortes, pois Sam Mendes queria que a audiência sentisse o melhor possível o que era estar no lugar de um soldado nas trincheiras. Claro que não foi mesmo filmado tudo em apenas um take, mas todas as transições foram estudadas para ter esse efeito, e cada cena poderia durar até 10 minutos de filmagem sem cortar, quase que como minifilmes. Por isso, tudo tinha de estar perfeitamente sincronizado, os atores, as câmaras e os efeitos, pelo que a preparação antes de se começar a filmar durou cerca de 6 meses. Foram construídos modelos à escala dos locais, pois se uma cena tivesse 8 minutos sem interrupções o caminho que os soldados percorriam tinha de coincidir exatamente com esse tempo. Depois de estudados nos modelos, os locais em si tiveram de ser construídos do zero, sabendo quais os movimentos dos atores e tendo em consideração o espaço necessário para o equipamento de filmagem os acompanhar, os ângulos de luz, e sabendo também que nenhum local poderia ser repetido.

Roger Deakins foi o diretor de fotografia deste filme, e é considerado um dos melhores nesta profissão, e como cinematógrafo defende que “temos de construir uma jornada para a câmara que seja tão interessante como a jornada do ator”. Para trabalhar com a ideia de Sam Mendes, Deakins apercebeu-se de que a câmara iria seguir os atores até um certo ponto e por isso nunca poderia fazer o movimento de andar para trás. A solução que arranjou foi realizar movimentos de 360º, que não fariam um visível corte brusco. Ganhou em 2020 o Óscar de Melhor Fotografia.

Blake and Scofield

1917 é um filme sobre uma amizade e o que acontece com ela. Blake é o coração do filme, é quem põe o enredo a acelerar. É um filme forte e o facto de parecer que somos transportados para dentro dele, que seguimos aqueles dois homens, torna-o ainda mais próximo da realidade.

(Continuar para baixo para o trailer)

 -----------------------------------------------------------------------------

ENGLISH

There are not a lot of known movies about the World War I, comparing to those about the Second.

1917 movie

Sam Mendes, the director of 1917, kept an idea about a war messenger inspired in his grandfather (Alfred Mendes), who fought in the World War I and was a station messenger. Eventually, he decided to investigate and, with the co-writer Krysty Wilson-Cairns, found a point in the war history that could be used not only to make a different and captivating movie but also to honor those who fought there.

The story takes place in 1917 when two soldiers, Scofield (George Mackay) and Blake (Dean-Charles Chapman), have less than 8 hours to deliver a message to another post to stop the attack that is planned, because the Germans made a strategic withdrawal, and save 1600 lives, including Blake’s brother’s. To do that, they must go through enemies’ open fields and trenches and hope to not suffer and ambush. Fundamentally it is a very simple plot, that with the work from all the departments worked out perfectly fine.

1917 was filmed with the “one shot” idea, in other words, to have just one scene, with no interruptions or cuts, because Sam Mendes wanted the audience to feel the best way possibly what is was like to be in the shoes of a soldier in the trenches. Of course that it was not really filmed in one shot, but all the transitions were studied to have that effect, and each scene could last up to about 10 minutes of film without cutting, almost like mini films. So, everything had to be perfectly synchronized, the actors, the cameras, and the effects, and because of that the preparation before actually start filming lasted about 6 months. There were build models in scale for every place, because if one scene had 8 minutes without cutting, the path of the soldiers had to match with exactly that time. After studying the models, the sets had to be made from the scratch, knowing the movements of the actors and considering that it had to have space for all the filming equipment to go with them, the light angles and that no location ever repeats.

Roger Deakins was the director of photography on this movie, and is considered to be one of the best in his job, and as cinematographer he always says that “you have to construct a journey for the camera that is as interesting as the journey of the actor”. To work with Sam Mendes’ one shot idea, Deakins realized that the camera would follow the actors to a certain point and because of that it could never move back. The solution was moving 360 degrees, which would not make a visible hard cut. It won in 2020 the Academy Award for Best Photography.

Blake and Scofield

1917 is a movie about a friendship and what happens with it. Blake is the heart of the movie; he is the one who keeps the plot going. It is a very strong movie, and the fact that we feel like we are transported into it, that we are following those two young men, makes it even more close to reality.

TRAILER:



(Imagens | Pictures: https://www.noticiasdeleiria.pt/a-inspiracao-perto-de-casa-1917/ ; https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/oscar-1917-critica-negativa ; https://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/1917-lanca-a-plateia-no-desespero-da-guerra-sem-pausa/ ; https://nofilmschool.com/stabileye-stabilizer-1917 )

Comments